Introdução a Teoria das Cores

Entender as cores é um dos ponto mais importantes dentro da maquiagem. As cores são suas aliadas na hora de preparar pele, escolher combinações e até para entender o uso de determinada cor por maquiadores, artistas ou personagens. O círculo de cores ou círculo cromático é uma das principais referências dentro da Teoria das Cores. Ele é bem conhecido por pessoas que trabalham na área de Design e é bastante estudado por profissionais da maquiagem.

Cabe entender, portanto,  pelo menos um pouco cada elemento do círculo:

ColorTheory_Screen_White

O círculo cromático é feito a partir das cores básicas (azul, vermelho e amarelo) e suas variações intercaladas como mostra a figura acima. As cores básicas são definidas como cores primárias, as cores derivadas da combinação de cada duas cores primárias são definidas como cores secundárias (verde, laranja e roxo), e as cores derivadas da combinação de cada cor primária com cada cor secundária são conhecidas como cores terciárias.

As cores opostas no círculo (como verde e vermelho, laranja e azul ou amarelo e roxo) são conhecidas como cores complementares. Essas cores ficam bem contrastadas quando colocadas lado a lado. É por isso que combinações de cores complementares são bastante usadas em uniformes/bandeiras de escolas, times e uniformes de heróis e vilões em quadrinhos. Na maquiagem, as cores complementares também podem ser utilizadas sobrepostas – nesse caso, uma cor anula a outra (por isso a existência de corretivos coloridos).

Além das cores complementares, através do círculo é possível enxergar quais cores são mais parecidas/próximas. Essas cores são denominadas cores análogas. São cores utilizadas para degradês coloridos e que ficam mais harmoniosas quando combinadas.

Uma outra definição que se obtém do circulo é a definicão de cores quentes (warm) e frias (cool).

As cores quentes estão relacionadas a empolgação, atividade, calor, dia e verão. São cores vinculadas a um aspecto mais saudável – por isso os blushes são predemominantemente fabricados em cores quentes.

As cores frias, por sua vez, estão relacionadas com a calma, passividade, frio, noite e inverno. São cores vinculadas à introspecção.

E onde é possível encontrar as cores branco e preto no círculo?

As cores branco e preto são responsáveis por luz e sombra. Quanto mais branco em uma cor, mais luz e mais clara ela é. Quando mais preto em uma cor, mais sombra e mais escura ela é. É uma outra forma de se obter um efeito dregradê (adionando mais luz ou mais sombra a uma mesma cor)

Efeitos de luz e sombra também são bastante utilizados para contorno. Quanto mais queremos realçar algum aspecto, mais luz aplicamos nessa área ou mais sombra aplicamos em uma área adjacente – o uso de blush e iluminador na bochecha e maçã do rosto, aliado algumas vezes a um contorno no osso localizado abaixo da bochecha visam são exemplos do uso de luz e sombra para valorizar um aspecto do rosto.

O conhecimento básico de teoria das cores é crucial em diversos elementos da maquiagem – tanto social quanto artística.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s