Combinando cores

Perguntas da Nanda:

Como usar cores sem chamar muita atenção?

Como usar cores para chamar atenção sem exagero?

Qual a sua maior dificuldade na hora de combinar maquiagem com seu visual?

Após explorar um pouco sobre Teoria das Cores, é importante detalhar mais sobre as aplicações dessas teorias na maquiagem.

A primeira e mais evidente aplicação das cores na maquiagem é na combinação de cores.

Maquiagem com cores análogas: ao utilizar cores próximas a uma roupa, acessórios, cor de cabelo ou cor de olhos, é possível criar combinações harmoniosas e interessantes, sem que um ou outro elemento do visual chame mais atenção que os outros. Normalmente são maquiagens tidas como neutras (mesmo que se utilize cores fora do determinado como neutro) e são mais pedidas/queridas pelas pessoas. Na década de 1990 ficou famosa a maquiagem com cores análogas ao tom de pele e cabelo das pessoas – e com isso veio a popularização de sombras marrons, batons mais neutros.

Por roupa: Você pode escolher um tom predominante em sua roupa ou um tom que esteja vinculado a algum detalhe que goste e fazer uma maquiagem em tons análogos/parecidos a cor escolhida. Por exemplo: se você estiver com uma roupa xadrez nas cores vermelho e azul pode escolher usar um batom vermelho com a roupa e será uma maquiagem análoga.

Por acessórios: caso você esteja indo a uma festa e seus acessórios sejam prata (por exemplo), você pode utilizar sombra prata e cores mais frias em sua maquiagem para acompanhar esses acessórios.

Por tom de pele: as cores análogas aos tons de pele costumam ser cores terrosas/vinculadas a terra (marrom, laranja, dourado, bege, terracota etc) e normalmente são cores consideradas quentes. No caso de pessoas com pele marrom (comum em pessoas com descendência indígena ou da Índia) ou pele negra, o Carmesin (cor terciária resultante da mistura entre violeta e vermelho) é uma cor quente que é tida como análoga a esses tons de pele (e fica LINDO!).

Por cor dos olhos: Pessoas podem utilizar sombra da mesma cor do olho ou cores próximas – pessoas de olhos verdes podem usar sombras/delineadores amarelos ou pessoas de olhos castanhos podem utilizar sombras/delineadores roxos, por exemplo.

Por cor de cabelo: é comum ver pessoas ruivas ficarem bem com batons laranja (COR) ou pessoas de cabelo castanho ficarem bem com batom marrom – essa combinação de cores é muito utilizada em tapetes vermelhos.  Se seu cabelo for colorido de azul, verde, rosa etc, você também pode optar por fazer uma maquiagem com tons análogos para harmonizar o visual.

O uso de cores análogas é bem mais comum na maquiagem, uma vez que  que esse tipo de combinação é percebido pelo nosso cérebro como harmonioso e tudo que é harmonioso é considerado belo em nosso cérebro.

Maquiagem com cores complementares/opostas: ao utilizar cores contrastantes, é possível chamar a atenção para um ou outro elemento do visual. Normalmente, as maquiagens com cores opostas são tidas como mais impactantes e marcantes. Na década de 1930 era comum as mulheres utilizarem sombras verdes nos olhos com batom vermelho para distanciar esses dois elementos do rosto e chamar a atenção para ambos – esse contraste ajudava na hora das fotos (que eram preto e branco na época). Da mesma maneira, quadrinistas utilizam cores opostas para enfatizar vilões e heróis – como é o caso da Hera Venenosa (Batman) que sempre apareceu nos quadrinhos com elementos vermelhos e verdes.

Combinar cores opostas é trabalhar com contrastes para valorizar mais um elemento do visual em relação a outros. Esse contraste pode ser feito entre elementos dentro da maquiagem ou entre elementos do visual da pessoa e da maquiagem.

Maquiagem x Roupa: Quando o contraste deve ser feito entre o rosto da pessoa e a roupa que ela usará, normalmente escolhe-se como principal cor da maquiagem uma cor oposta a cor da roupa. Essa cor pode ser utilizada em um ponto focal (olhos, boca, bochecha) ou pode ser utilizada junto a cores análogas em todo o rosto.  Por exemplo: caso uma pessoa esteja usando um vestido amarelo/dourado e queira valorizar seus olhos além do vestido, é importante escolher uma maquiagem com cores de sombra, lápis, delineadores etc no tom violeta ou em tons semelhantes/análogos ao violeta. Maquiagens de contrastes com roupas são comumente vistas em premiações e eventos como o Baile de Gala da Vogue e do MET, pois são locais em que tanto o rosto de artistas quanto os vestidos feitos por estilistas devem ter destaques. Quando somente a roupa precisa ser valorizada, como é o caso de desfiles de moda, é comum evitar o uso de cores opostas à roupa na maquiagem.

Maquiagem x Cabelo e Tom de Pele:  Para contrastar a maquiagem com o tom de cabelo ou da pele, deve se levar em conta os tons predominantes ou subtons (ou mechas, para o caso de cabelos). Batons vermelhos, por exemplo, ficam bem destacados em pessoas com pele com subtom oliva (esverdeado). Contrastar uma cor da maquiagem com o tom de cabelo ou de pele é bem em propagandas de maquiagem – principalmente de batons – e também em video-clipes que possuem cenas de “close” em olhos e bocas.

Maquiagem x Elementos do rosto: Olhos e boca normalmente são os elementos do rosto que mais recebem atenção e normalmente são os elementos que as pessoas mais buscam contrastar. Sabe aquela fala de “olho tudo e boca nada”? Funciona na base do contraste para ressaltar os olhos. Se você gosta tanto dos seus olhos quanto da sua boca, pode muito bem usar “olho tudo e boca tudo” com cores opostas e ter um contraste que valoriza ambos. Você também pode usar os contrastes com outros elementos do rosto, como a bochecha, ao usar um blush de cor alaranjada e nos olhos uma maquiagem com tons de violeta ou azul.

Essas dicas de combinação são para ajudar as pessoas que ainda tem receio de usarem tons coloridos na maquiagem, mas esse uso de cores não deve ser considerado regra restrita – você pode muito bem juntar todas as cores em uma maquiagem só e sair bem com isso.

 

 

 

 

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s