Tons de Olhos, Cabelo e Pele

em

Perguntas da Nanda

Como escolher o tom ideal da base?

Como meu cabelo e olhos podem interferir nas cores da maquiagem que eu devo escolher?

Antes de partir para a escolha das cores de maquiagem, é muito importante entender as cores que compoem nosso corpo. (Antes de ler esse post, recomendo ler o post sobre Teoria das Cores).

As cores da pele, cabelo e olhos de cada indivíduo é determinada pela produção de melanina dentro do corpo de cada um. A melanina é o pigmento natural que nossas células produzem. Quanto mais melanina é produzida e concentrada, mais escura a cor dos olhos, cabelo e/ou pele. O pigmento tende a parecer mais azulado quanto mais próximo do preto estiver.

Existem 3 grupos principais de cores presentes no corpo humano: Cores claras, cores escuras e cores médias (que normalmente são resultados de misturas entre cores claras e escuras).

Cores claras:  relacionadas a elementos de reflexão de luz/iluminação e pouca pigmentação (baixa produção de melanina pelas células).

Cores escuras: relacionadas a elementos de sombra/profindidade e muita pigmentação (alta produção de melanina pelas células).

Cores médias: relacionados a elementos de transição e pigmentação intermediária (produção intermediária de melanina pelas células).

A fisionomia de uma pessoa é composta de diversas combinações de cores claras, escuras e médias . É importante frisar que fisionomia é diferente de identificação social – uma pessoa pode ter pele clara e ser identificado como caucasiano ou asiático, uma pessoa pode ter pele escura e ser tida como indígena, indiano ou negro (SOCIAL), assim como uma pessoa albina pode ser identificada como indiana, caucasiana, negra (SOCIAL), indígena ou asiática, mesmo com fisionomia predominantemente clara.

Os principais elementos da fisionomia no que diz respeito a cores são: pele, olhos e cabelo.

Pele

tons de pele

A imagem acima exemplifica tipos de tons de pele que podemos encontrar no dia a dia. As três colunas da esquerda mostram tons claros, as cinco colunas centrais mostram tons médios e as três colunas da direita mostram tons escuros.

No entanto, a pele não é composta somente de tons claros, médios e escuros. Cada pessoa possui um subtom de pele diferente que independe do tom de pele. São quatro tipos principais de subtom: Quente, frio, oliva e neutro.

Pele quente (warm): pele com maior capacidade de receber calor por possuir mais melanina (e com isso mais proteção contra os raios ultravioleta do sol) e por isso queima pouco ou não queima quando exposta ao sol – é o tipo de pele que fica bronzeado – tem subtom amarelado/dourado. É o tipo mais comum de pele – por isso, quando as marcas tem que escolher apenas um subtom para suas bases/corretivos, optam pelo subtom amarelado. As bases para esse tom normalmente são definidas pela letra W ou por palavras como MEL, OURO, CASTANHO.

Pele fria (cool): pele com menor capacidade de receber calor por possuir menor quantidade de melanina e por isso queima mais facilmente quando exposta ao sol – o famoso “vermelho pimentão” – tem subtom rosado. As bases para esse tom normalmente são definidas pela letra C ou por palavras como CANELA, NATURAL, ROSE.

Pele oliva: além de ter um subtom amarelado, a pele oliva também tem um subtom esverdeado e a combinação dessas duas cores resulta no subtom oliva – a pele pode parecer acizentada.

Pele neutra: pele com capacidade intermediária a receber calor – sem nenhum subtom aparente ou mais predominante. É uma pele que pode ter uma combinação de tons rosa e  amarelo ou pode ter ausência de qualquer subtom mesmo que tenha rosácea (como é o caso a pele Albina).

ATENÇÃO: Algumas marcas, como a MAC (que todo mundo usa ou tem vontade de usar) possuem uma definição diferente para pele quente e fria – baseada nas reações de cada pele ao calor – e isso confunde MUITA gente! Para a MAC, Warm é a pele rosada, que reage ao calor ficando vermelha/aquecida e Cool é a pele amarelada que reage ao calor ficando bronzeada/amarelada/fria. Ou seja, se sua pele é quente/amarelada, você precisa de uma base C ou NC da MAC e se sua pele é fria/rosada, você precisa de uma base W ou NW da marca . N é referente à base neutra.

Conhecendo o tom e o subtom de sua pele facilita bastante na hora de escolher bases, corretivos, contornos e blushes. Uma dica – que não é regra e não inclui produtos para os olhos e boca – é você sempre escolher bases, corretivos e contornos com o mesmo subtom de sua pele e sempre optar por blushes com subtom contrário ao subtom da sua pele para valorizar seu rosto. Quando a pele tem um subtom oliva, é recomendado produtos neutros e até quentes para valorizar o tom oliva da pele e deve-se evitar produtos de pele com subtom frios. E a pele neutra aceita produtos frios, quentes ou neutros, que podem ser escolhidos de acordo com os outros elementos da maquiagem.

Sabe quando fica aquela sensação de que tem alguma coisa errada com a base ou o contorno? Pode simplesmente ser por conta so subtom. Se aplicamos bases, corretivos e contornos com subtom quente  em uma pele com subtom frio, a tendência é deixar a pele em cor de tijolo (tipo Oompa Loompas da Fantástica Fábrica de Chocolate). Da mesma maneira, produtos de pele com subtom frio em peles quentes tendem a deixar a pele acizentada ou com aspecto de doente.

Além de analisar o tom de pele no espelho ou analisar a reação da pele ao tomar sol, existem outros truquezinhos para descobrir o subtom da sua pele. O primeiro é olhar aquela veia que é bem visível na região do pulso. Em peles neutras, a veia aparece mais como ela é naturalmente, ou seja, mais azulada, enquanto em peles quentes (amarelada) e oliva ela aparece mais esverdeada e em peles frias ela é mais arroxeada.

O outro truque é comparar seu pulso com acessórios prata ou dourado e ver quais das duas cores realça mais seu tom de pele – o prata realça mais pele com subtom frio e o dourado valoriza mais pele com subtom quente.

Olhos e Cabelos

eye

Para olhos e cabelos, não deve-se prender tanto a definição de cores quentes e frias. No caso de olhos e cabelos, voltaremos ao círculo de cores da Teoria das Cores para entender como  os diferentes tons de cabelo e olhos, combinados com os tons de pele, geram NEUTRALIDADES ou CONTRASTES.

Quando falamos que uma pessoa tem o cabelo de um tom mais claro ou os olhos de um tom mais claro, estamos falando de pigmentação mais clara e mais escura.

Para os olhos, quanto mais próximo do branco do olho, mais claro (menos melanina) o olho é e quanto mais contraste com o branco do olho, mais escuro considera o olho – existem pessoas com olhos azuis de tom claro, médio, escuro, assim como pessoas com olhos castanho claro, médio e escuro. O fato do olho da pessoa ser azul ou verde não necessariamente implica que o olho da pessoa é de uma cor clara.

No caso dos  cabelos (inclui sobrancelha, barba etc), quanto mais branco, mais claro (menos produção de melanina – quanto mais idosos ficamos, menor a capacidade das células de produzirem melanina e por isso mais claro fica o nosso cabelo) e quanto mais preto ou marro, mais escuro (mais melanina). Os fios que são naturalmente preto-azulados são tidos como de alta concentração de melanina.

As cores claras, intermediárias e escuras de cabelos e olhos compõem a fisionomia da pessoa, junto com o tom de pele.

Assim, temos que quando uma fisionomia de uma pessoa é composta de cores neutras, ela apresenta cores que são análogas aos elementos do corpo da pessoa e/ou de pouco contrastre (diz respeito a cores um pouco mais claras ou um pouco mais escuras que a cor de referência). Pessoas de olhos castanho, pele média e cabelo castanho possuem pouco contraste – para manter a neutralidade, recomenda-se cores próximas ao castanho, como azul e roxo.

Quanto a fisionomia de um indivíduo é composta de cores contrastantes, percebemos a presença de cores opostas ou cores bem mais claras ou bem mais escuras. Pessoas de olhos verde costumam chamar muito a atenção quando tem cabelo vermelho – mesmo sem nenhuma maquiagem, pois o verde e o vermelho são cores opostas e de alto contraste. Da mesma maneira, o preto, mesmo sendo uma cor normalmente considerada como neutra, resulta em alto contraste quando aparece em pessoas muito claras (olhos, cabelo e pele), e nem sempre resulta em uma combinação harmoniosa.

Nesse sentido, para a composição de uma maquiagem levando em consideração cor do cabelo e olhos, não existe na maquiagem algo que obrigatoriamente combina com uma pessoa. É comum ver em posts de “Cores que combinam com você” listas de cores análogas e de pouco contraste, uma vez que combinações tidas como neutras são mais harmoniosas, mas essas não são as únicas cores que uma pessoa pode usar. As combinações são feitas de acordo com diferentes propostas de maquiagem – seja para trazer mais constraste ou para trazer mais neutralidade – e as cores para cada pessoa não são padronizadas ou exclusivas. A escolha de produtos dependerá muito das preferências de cada pessoa. Há aquelas pessoas que usarão cores que neutralizem a fisionomia e outras usarão cores que tragam contrastes para a fisionomia, mesmo que já tenham características contrastantes.  (Entenda um pouco mais sobre combinação de cores AQUI).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s